Sei que muitos não sabem todo o trabalho que envolve a fotografia.
Uma vez, comentei com uma pessoa que eu trabalho muito em casa e sabem o que ela me perguntou? “Você fotografa sua casa? O que você faz em casa já que é fotógrafa?”
Na hora fiquei pensativa e mas depois veio à minha cabeça “realmente, as pessoas não sabem todo o trabalho que existe além de clicar”.
Teve um outro episódio, quando me ligaram pedindo orçamento para um ensaio feminino. Conversamos, encaminhei o valor e ela me disse que queria algo mais simples. Perguntei o que era simples (seriam menos fotos entregues?). Ela me mostrou referências lindas de um ensaio na praia. Aí, resolvi explicar para ela que aquelas fotos não são tão simples assim. Não foi só um clique.
Aproveitando isso, achei legal explicar um pouco mais o que envolve o trabalho de um fotógrafo.
Não, não vou falar de cursos, investimento em equipamentos, nada disso. Até porque muitas profissões exigem atualização de conhecimento e equipamento.
Vou só explicar o processo de fotografar e vocês perceberão que é muito mais que um clique.
É muito comum o fotógrafo não ter uma equipe e trabalhar sozinho, como euzinha aqui!
Então sou eu quem faço os posts semanais para o blog (penso em temas para abordar), os posts para o Instagram , que eu queria que fossem diários (eu tento!). Sou eu que diagramo álbum para o cliente… E não falamos de fotos ainda!
Bom, vamos falar das fotos, né? Volto de um ensaio fotográfico, festa infantil, batizado… qualquer evento, com praticamente 300 fotos por hora de trabalho. Muitos cliques!
Chego em casa e já baixo as fotos e faço backup delas todas. Bom agora começa o tal trabalho em casa!
De todas essas fotos, eu entregarei ao cliente cerca de 10% somente.
E como eu chego a essas poucas fotos? Faço um trabalho de edição, olho foto por foto e seleciono somente aquelas realmente boas. Boas mesmo! Essa edição demora algumas horas. Dependendo da quantidade de fotos que eu tirei, fico até umas 4 a 6 horas editando.
E depois de editar? Ah! Entra uma das etapas que eu mais gosto, que é o tratamento das fotos! Adoro essa transformação pela qual a foto crua passa!
Esse tratamento é a antiga revelação feita no laboratório escuro e com produtos químicos, que hoje, com os arquivos digitais, é feita em softwares (eu uso o Lightroom).
Nesse momento é feita todo retoque que a foto precisa, como melhorar a luz, cor, nitidez… Se for necessário, é feito alguma correção na pele, realçar a barriga de uma grávida ou o olhar de uma criança. Deixar o céu mais azul, colocar uma textura suave no mar, tirar uma lixeira laranja que saiu na foto…
Ou seja, deixar a foto bem mais bonita!
Ah! Veja bem, não estou falando de manipulação da imagem no Photoshop!
E com todas as fotos prontas para serem entregues, eu gosto de agendar com o cliente para entregar as fotos. Gosto de entregar pessoalmente! Adoro!
Ufa! Isso que está por trás do clique. E eu adoro todo esse processo!
Agora que sabemos como tudo funciona, podemos valorizar mais esse trabalho que nos traz tanta memória, emoção, sentimentos.
Essas fotos abaixo são com e sem tratamento para se ter uma noção de como essa etapa transforma uma imagem.
Todas as fotos são minhas e foram tiradas durante algumas viagens 🙂