Recentemente, participei de uma Roda de Gestante com vários profissionais desse universo tão gostoso que é o das grávidas e eles falaram muito sobre cuidado com bebê recém-nascido.
Só pra deixar claro, eu estava lá como Fotógrafa de Família! Não estou grávida. Kkkkkk
Bom, vamos ao que interessa: o evento foi realizado em um espaço bem legal, Nutrindo Ideais e teve a participação dos obstetras Denise Biangolino e Bruno Dourado, além dos pediatras Mariana Leite (já falamos da Dr Mariana aqui no blog sobre Mães Imperfeitas) e Bruno Amaral. Também teve a doula Cecília França.
Durante as 2 horas de bate papo com as grávidas da roda, foram faladas muitas coisas bem legais para as mães de recém-nascidos.
E vou falar um pouco delas aqui. Mas lógico, não sou especialista em saúde, muito menos de criança e caso queiram saber mais, deem uma visita no IG desses mega profissionais.
Eles falaram muito da Golden Hour que é a primeira hora de vida do bebê e de quão importante é esse momento. Foi dito que a amamentação nessa primeira hora de vida auxilia na formação do vínculo entre mãe e bebê e, consequentemente no desenvolvimento e crescimento dessa criança.
Ah, o banho deve ser dado 24 horas após o nascimento. Nosso bebê não nasce sujo, né? O vérnix, que é a secreção que envolve o bebê após o nascimento, é fundamental para a manutenção da temperatura do bebê, além de ter ação bactericida e imunológica. Alguns pediatras recomendam evitar o banho até a queda do umbigo, mas é uma conduta individual.
E aquele polêmico assunto sobre uso de chupeta, lógico que foi abordado! Nenhum deles recomenda, principalmente nos primeiro meses de vida. Todos foram unânimes em dizer que a chupeta pode atrapalhar a pega na hora de mamar no peito.
Também foi falado um pouco sobre segurança com o recém-nascido. Eles recomendam que não se coloque nada no berço do bebê. Nada de kit berço, travesseiro anti-refluxo, cobertor… nada que possa causar qualquer acidente com o pequeno. No caso de frio, coloque mais roupa no recém-nascido e não lençol para cobri-lo. O Bruno Amaral, que tem um curso de segurança, até brincou: “pense sempre na pior situação e faça de tudo para evitá-la!”
Pois é… muito foi dito nessa roda e isso foi só uma pincelada do que aconteceu lá!
E eu, mãe de dois grandões, adorei!